segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Gripe Suina (H1N1)

 A gripe suína refere-se à gripe causada pelas estirpes de vírus da gripe, chamadas vírus da gripe suína, que habitualmente infectam porcos, onde são endémicas. Em 2009 todas estas estirpes são encontradas no vírus da gripe C e nos subtipos do vírus da gripe A conhecidos como H1N1, H1N2, H3N1, H3N2, e H2N3.

Sintomas

 Em seres humanos, os sintomas de gripe A (H1N1) são semelhantes aos da gripe e síndroma gripal em geral, nomeadamente calafrios, febre, garganta dolorida, dores musculares, dor de cabeça forte, tosse, fraqueza, desconforto geral, e em alguns casos, náusea, vômito e diarreia.

Tratamento

 Ter hábitos de higiene regulares, como lavar as mãos, é uma das formas de prevenir a transmissão da doença. Além disto, deve-se evitar o contato das mãos com olhos, nariz e boca depois de tocar em superfícies, usar lenços descartáveis ao tossir ou espirrar, evitar aglomerações e ambientes fechados e ter hábitos saudáveis como hidratação corporal, alimentação equilibrada e atividade física. Caso ocorra a contaminação, o paciente deve evitar sair de casa até cinco dias após o início dos sintomas, pois este é o período de transmissão da gripe A.


Grupos de risco

 Desde que as mortes em decorrência a gripe suína foram identificadas alguns grupos de risco foram observados. São eles:
. Gestantes
. Idosos (maiores de 65 anos) - neste grupo existe uma situação especial pois os idosos tem sido poupados de morte.
. Crianças (menores de 2 anos)
. Doentes crônicos
. Problemas cardiovasculares, exceto hipertensos
. Asmáticos
. Portadores de doença obstrutiva crônica
. Problemas hepáticos e renais
. Doenças metabólicas
. Doenças que afetam o sistema imunológico
. Obesos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem: